História

A Electro Siluz – Artigos Eléctricos e Electrodomésticos, Lda. (primeiro nome atribuído à empresa) foi fundada em 1976 com o capital social de 900.000 escudos.

Instalada numa pequena casa comercial na Rua Costa Cabral no Porto iniciou a sua actividade através da venda de material eléctrico, vendas por junto e a retalho, e realizava igualmente instalações eléctricas.

Pouco tempo após a sua abertura 2 sócios decidem seguir rumos diferentes, sobrando o actual fundador, sócio e proprietário Sr. António Ângelo Ramos, empreendedor por natureza, uma pessoa carismática, imagem indiscutível desta empresa.

Tornando-se proprietário único optou por realizar certas mudanças que mais tarde viriam a tornar-se cruciais para o desenvolvimento e crescimento da empresa, a primeira passou por terminar com as instalações eléctricas já que esta vertente da empresa era uma concorrência directa aos próprios clientes que lhes compravam material eléctrico, deste modo, redireccionou todos os esforços para vendas a junto mas nunca abandonando a venda a retalho.

“Talvez tenha sido essa medida, de não fazer concorrência aos clientes, que fez com que estes apostassem na empresa e aí, realmente, verificou-se um grande crescimento nas vendas que, por sua vez, se reflectiu no crescimento da empresa.” – António Ângelo Ramos

Esta boa aceitação do mercado, a boa carteira de clientes que cada vez aumentava mais e a confiança estabelecida com os fornecedores permitiram à Electro Siluz, S.A. obter uma solidez financeira e comercial bastante positiva.

É em 1997 que optam por adquirir um terreno na zona da Areosa no Porto onde constroem um edifício (actual sede) com cerca de 5000 m² de área coberta que fizesse frente às necessidades da empresa que não parava de crescer.

Finalmente a solidez financeira passou a reflectir-se quando a Electro Siluz, S.A., após uma decisão estudada e ponderada, optou pela expansão para os Mercados Africanos, primeiramente em 2004 para o Mercado Angolano surgindo a Siluz Distribuidora Angolana de Material Eléctrico, e posteriormente em 2011 para o Mercado Moçambicano criando-se a Siluz Distribuidora Moçambicana de Material Eléctrico.